10 Dicas para poupar na Cozinha

Nós, mulheres e donas de casa 7 dias por semana sabemos que uma coisa é certa: uma grande parte do rendimento mensal lá de casa vai para a alimentação. E sim, a alimentação é essencial. Não podemos cortar como cortamos num par de calças ou numa ida ao cinema mas podemos aprender algumas dicas para poupar uns euros ao final do mês.

A ideia não é deixar de comer bem nem com todos os nutrientes indispensáveis, não é fazer menos uma refeição por dia nem comer só sopa a todas as refeições, nada disso!

O que o Mulher Saudável pretende é que conheça alguns truques muito simples e que consistem essencialmente no sentido de oportunidade, no planeamento e no reaproveitamento do que tem no frigorifico. A maioria delas é provável que já conheça, mas mesmo assim, confira se está a por tudo em prática.

  • Dica 1: Escolha as marcas brancas. Não pense coisas erradas, isso de se achar que os iogurtes do supermercado X têm menos qualidade ou menos nutrientes que os de marca é um mito. Esses iogurtes são fabricados nas indústrias das grandes marcas, podem é levar menos leite ou menos um morango, mas não julgue que o supermercado X tem uma fábrica de iogurtes só para ele. Confie, vai ver que não vai ficar mal servida.
  • Dica 2: Comprar fruta e legumes da época sai muito mais barato. Por exemplo, Abril é a época para o ananás aparecer. Se comprar um ananás em Outubro, ele vai ser muito mais caro. Faça uma pesquisa, há legumes e fruta para todos os meses. Já para não referir que na época delas, as verduras são muito mais saborosas.
  • Dica 3: Aproveite todas as sobras. Esta é mais do que conhecida. Não deite nada fora, faça uma massa, faça uma quiche, uma tortilha, uma omeleta. Se juntar as sobras que tem no frigorífico vai ver que descobre umas receitas engraçadas para fazer.
  • Dica 4: Planeie a ida ao supermercado. Uma dica famosa e fundamental. Faça uma lista do que precisa (se quiser planeie logo as refeições para toda a semana), não leve as crianças e não vá com fome. Traga exactamente o que escrever e não se deixe atrair pelo que não precisa. Procure se existem promoções nos produtos que precisa e lembre-se que há artigos que fica mais barato comprar em porção familiar do que individual. Se assim for, compre e depois quando chegar a casa, reparte.
  • Dica 5: Evite comprar bolos, sobremesas e refeições já cozinhadas no supermercado. Cozinhe tudo lá em casa, sabe porquê? Um semi-frio cozinhado por si, vai-lhe custar metade do que lhe custa se o comprar.
  • Dica 6: Ter uma panela de sopa sempre feita é um óptimo aliado à poupança. A sopa é uma refeição barata e que por vezes pode servir de refeição completa se lhe juntar uma boa sandes ou uma omeleta saborosa. Não é todos os dias, mas de vez em quando é uma boa opção. Para além de que se comer sopa antes da refeição ajuda-a a diminuir a quantidade que vai comer depois.
  • Dica 7: Ora bem…compra um peixe mas ninguém come a cabeça? Aproveite-a para uma sopa. Fez uma salada mas ninguém gosta dos talos da alface? Congele-os e depois ponha-os na sopa. Coisas deste género são muito úteis e permitem-lhe poupar sem dar por isso.
  • Dica 8: Se por motivos profissionais tem de almoçar fora de casa, nem imagina a quantidade de dinheiro que pode poupar se pelo menos duas vezes por semana levar a comida de casa. Quem diz o almoço, diz o simples lanche da manhã. Se levar uma sandes mista de casa, acredite que lhe sai muito mais barata que pagar por ela na rua. Coma fora só dia sim, dia não e garantimos que irá notar que poupa.
  • Dica 9: Quando comprar carne no talho, escolha a peça que visualmente tem menos gordura ou ossos. A peça é pesada com isso, e isso é dinheiro que tem de pagar. Para além disso, opte por comprar a carne nos sítios mais baratos. Vasculhe os folhetos da caixa do correio e vai ver que encontra um sítio bem em conta mesmo ao pé da sua casa.
  • Dica 10: Junte o útil ao agradável e quando aproveita para poupar na cozinha, poupe no resto também. Aproveite a água em que cozeu as batatas para fazer a sopa. Aproveite a água em que cozeu os legumes para regar as plantas (depois de arrefecida). Se vai aquecer apenas uma porção de uma refeição, prefira o microondas ao fogão. Use sempre a tampa no tacho e desligue o forno uns minutos antes de terminar o tempo previsto pois o calor que está lá dentro ainda é capaz de cozinhar.

5 Comentários

  1. Bruno Santos Outubro 11, 2011
  2. Luis Libório via Facebook Março 30, 2013

Deixa Um Comentário