4 Verdades sobre o pão

Porque é que achamos que o pão é o culpado por todos os quilos a mais que temos? Porque é que o pão é normalmente o primeiro alimento que excluímos da nossa dieta quando queremos emagrecer? Será que o pão engorda assim tanto? Quais as diferenças entre o pão branco e o pão integral? Ora, é para responder a estas perguntas todas que este artigo existe.

Em primeiro lugar, desengane-se se achava que o pão lhe enchia o organismo de colesterol. Cada 100g de pão possui pequenas quantidades de colesterol. O que aumenta os níveis de colesterol no seu sangue é aquilo que coloca no pão para o comer. Dar preferência a produtos de origem vegetal para acompanhar a sua fatia de pão do lanche é a melhor opção.

Depois, tem de ficar esclarecido que o pão só engorda se for ingerido em excesso. Se comer pão ao pequeno-almoço, batatas ao almoço, pão ao lanche, arroz ao jantar e uma torrada antes de ir para a cama é possível que venha a engordar se não gastar muitas calorias. Mas a culpa não é do pão por si só. É da quantidade em excesso de hidratos de carbono que está a ingerir, percebe? Para não falar do facto, de muito provavelmente, acompanhar o pão com manteiga ou queijo ou chourição que também são alimentos calóricos. É apenas uma questão de balançar as coisas: pode comer pão duas vezes por dia, se substituir a dose de massa do jantar por uma dose de legumes.

Comer pão integral engorda menos do que comer pão branco também não é uma verdade incondicional. A realidade é que o número de calorias que os separam é de 15kcal. Uma bolinha de pão branco tem cerca de 95kcal e uma fatia de pão integral tem 80kcal. O que os distingue realmente é a quantidade de fibra em cada um. O pão integral tem muita fibra que a faz ficar saciada por mais tempo e melhora o seu trânsito intestinal.

É também errado ter a ideia de que se fizer pão em casa não está a obter os mesmos nutrientes que o pão industrial tem. Comer pão caseiro tem imensas vantagens porque pode escolher qual o tipo de farinha que usa, a quantidade de fermento que coloca e controlar o sal no seu pão. Faz o seu pão à sua medida dado importância aos nutrientes que mais precisa.

5 Comentários

  1. Vilma da Silva pelo Facebook Fevereiro 17, 2012
  2. Isabel Fernandes pelo Facebook Fevereiro 24, 2012
  3. Linda Fernandes pelo Facebook Fevereiro 24, 2012
  4. MANUELA MIRANDA Fevereiro 27, 2012
  5. Vittoria Saboia pelo Facebook Março 3, 2012

Deixa Um Comentário

Tags: , ,