5 passos para um tratamento correcto do cabelo

Todas nós temos cabelos diferentes: lisos, encaracolados, ondulados, curtos, longos, muito longos, pintados, com madeixas, finos, rebeldes, volumosos, etc. no entanto, a lavagem do cabelo é essencial para um cabelo bonito seja de que tipo ele for.

Vamos começar por dizer que ao contrário do que muita gente pensa, não há um número de vezes máximo de lavagens de cabelo por semana. Isto é, há quem pense que lavar o cabelo todos os dias o pode danificar. É um pensamento errado. O importante é que o cabelo tenha tempo de secar na totalidade incluindo a raiz. E isso demora cerca de 24horas para cabelos muito longos. Se lavarmos o cabelo todos os dias pela manhã, não há qualquer “contra-indicação” nas nossas acções.

1º Passo – Antes de lavar o cabelo:

Pois é, isto é mesmo um dos passos. Antes de lavar o cabelo muitas de nós não fazem nada, provavelmente. Mas deveriam fazer. É muito útil se escovarmos o nosso cabelo antes de entrarmos no duche porque estamos a desfazer quaisquer nós ou pequenos embaraços que existam. Para além disto, é importante certificarmo-nos que a temperatura da água não está nem demasiado fria nem demasiado quente para os nossos cabelos. A água muito quente não faz nada bem aos nossos cabelinhos…

2º Passo – Aplicação do champô:

Para começar, aplique o champô nas mãos em primeiro lugar e só depois na cabeça. Nunca dilua o champô em água porque deste modo ele vai perder todos os componentes activos que fazem bem ao nosso cabelo. Aplique na raiz primeiro e vá espalhando suavemente pelo resto do cabelo. Não tenha aquele hábito de enrolar o cabelo enquanto o lava e fazer um “caracol” no cimo da cabeça. É um hábito que danifica o cabelo pois ele está molhado e frágil. Não são necessárias toneladas de champô para lavar o cabelo. Se o champô for dos bons, a quantidade que cobre uma moeda de 2 euros é suficiente. Finalmente, não se esqueça que para lavar o cabelo não são precisas as unhas das suas mãos pois os seus dedos são capazes de fazer o trabalho sem danificar nada.

3º Passo – Retirar o champô:

Aqui é simples. Não esfregue, deixe a água escorrer de cima para baixo e certifique-se que o champô sai todo pois caso contrário o seu cabelo irá ficar com um aspecto sujo.

4º Passo – Usar o condicionador:

Não pense que o seu cabelo não precisa de condicionar porque não tem tendência para espigar ou não é seco. Isto é um mito. Todos os cabelos precisam de condicionador porque é o condicionador que faz os nossos cabelos fecharem as “escamas” abertas e ficarem brilhantes. Não coloque o condicionador na raiz do seu cabelo. Espalhe em todo o comprimento e nas pontas e deixe uns 3 dedos de distância para a raiz. Por último, um bom condicionador demora cerca de 1 minuto a fazer efeito e deve ser tão bem retirado do cabelo com o champô.

5º Passo – Secar o cabelo:

Esprema o máximo de água que conseguir sem torcer o seu cabelo. Enrole ao seu cabelo uma toalha turca (mais uma vez, não torça) e deixe ficar 4 a 5 minutos. Depois solte o seu cabelo e penteie-o com os dedos ou com um pente de dentes largos, nunca escove. O ideal para o seu cabelo seria que o secasse ao natural mas se não poder, use o secador com o calor no mínimo e virado de cima para baixo. Mantenha a distância de segurança (cerca de 8 a 10cm) bem como o secador sempre em movimento para não provocar queimaduras no seu cabelo.

Fora isto tudo, não se esqueça de usar sempre o champô adequado para o seu cabelo tal como o condicionador.

Deixa Um Comentário