A higiene oral do seu filho

Lavar os dentes é uma tarefa indispensável que nem todas as crianças gostam. A sensação da escova a tocar nos dentes não é agradável para muitas. No entanto, por muito que custe, é essencial que desde cedo sejam incutidos nos mais pequenos o hábito de lavar os dentes.

Os primeiros dentes nascem (normalmente) a partir dos 6/7 meses de idade mas obviamente que nessa altura a higiene oral do bebé não é feita com uma escova de dentes. A escova de dentes deve passar a ser um utensílio conhecido para uma criança quando esta tem cerca de 2 anos. Não estamos com isto a dizer que aos 2 anos a criança já tem idade para escovar os dentes sozinha, nada disso. O ideal é que seja você a escovar-lhe os dentes até o seu filho ter autonomia e percepção suficientes para fazer isso sem se magoar.

A ideia é transmitir-lhe os mesmos hábitos dos adultos: não esquecer de escovar os dentes de manhã e à noite (e depois do almoço se for possível) e faze-lo com uma duração de cerca de 3 minutos.

Ponto de partida: uma escova de dentes macia daquelas pequeninas e cheias de bonecos para o chamar à atenção. É batota, mas na mente deles, lavar os dentes com uma escova assim é muito mais divertido do que uma escova convencional.

Segundo passo: um dentífrico específico para miúdos. As pastas de dentes para adultos possuem muito mais flúor do que as pastas para crianças.  Normalmente os dentífricos para os mais pequenos têm um sabor mais agradável e ao inicio, as crianças têm alguma tendência para engolir. É importante que lhes ensine a deitar fora o excesso que se forma na boca.

No que diz respeito a fio dental (essencial na higiene oral dum adulto) é importante que lhe explique a utilização mas apenas quando a criança for mais crescida (12/13 anos). Pode também comprar-lhe um elixir de sabor agradável e ensina-lo a bochechar. É imprescindível que na hora de lavar os dentes, esteja sempre um adulto por perto.

Para além do acto em si, lembre-se de explicar ao seu pequenote que há alimentos que têm mais tendência a prejudicar a dentição. Se for mãe duma criança gulosa, faça com que ela perceba que açúcar em demasia pode fazer mal aos seus dentinhos.

A sua ajuda é fundamental a transmitir-lhe estes hábitos. Os nossos filhos tendem a imitar-nos e se os seus são mais rabugentos para esta tarefa incentive-os a lavarem os dentes juntos. Mostre-lhe técnicas de escovagem para se certificar que o seu filho lava bem toda a dentição em baixo e em cima e perto da gengiva. Os mais novos têm de interiorizar que devem deitar-se sempre com a boca limpa para prevenir doenças na boca. Comece a levar o seu filho ao dentista por volta dos 3 anos de idade. Tenha atenção se ele tem manchas, acumulação de tártaro ou se algum dente está mais escuro.

3 Comentários

  1. Nádia Aidan pelo Facebook Janeiro 27, 2012

Deixa Um Comentário