A importância do leite para o seu filho

É indiscutível a importância que o leite tem para o ser humano, tendo em conta que assim que nascemos e durante alguns meses a nossa alimentação é apenas feita dele. O leite materno é demasiado importante para o desenvolvimento e crescimento do seu filho mas não é infinito, certo? Chega a uma altura em que o seu filho deixa de ser amamentado, seja porque motivos for.

É nessa altura que se tem de introduzir na alimentação da criança um leite de outro tipo para que nunca existe esta lacuna na dieta do bebe. O leite é um aglomerado de nutrientes que o seu pequenote precisa desde sempre e para sempre.

Há bebés que têm mais dificuldade em aceitar um novo tipo de leite. Neste caso, tente que ele ceda ao processo da “imitação”. Beba leite à frente dele porque as crianças têm tendência a imitar os pais. Compre-lhe um biberão ou uma caneca divertida para ele ter um maior gosto em pegar nisso.

Que quantidade de leite precisa o meu filho?

Ora bem, segundo os pediatras, a quantidade de leite (ou derivados do mesmo) que uma criança precisa de beber ronda os 750ml a 1l por dia.

Que tipo de leite devo dar ao meu filho?

Pois, de facto existem algumas opções: ou leite em pó, leite de crescimento ou aquele leite normal de vaca. O leite em pó é sempre uma boa opção pelo menos ate aos 3 ou 4 anos. O leite de crescimento é uma opção mais cómoda. É feito a partir do leite de vaca mas é-lhe acrescentado vitaminas e outros nutrientes essenciais. O leite de vaca pode também ser recomendado sendo que no entanto deve apostar numa marca de leite que confie. Em qualquer dos casos, siga sempre os concelhos do pediatra.

Quais os principais benefícios do leite para o meu filho?

Sem dúvida, a presença de cálcio e ferro neste alimento. O cálcio porque é indispensável ao crescimento saudável de ossos e dentes e o ferro porque ajuda na prevenção de anemias.

Em que alturas devo dar leite ao meu filho?

Comece logo pelo pequeno-almoço. Ou o biberão com leite ou uma caneca ou até mesmo misturado nos cereais. A meio da manhã pode substituir o copo de leite por um iogurte, por exemplo. Leite ao lanche também é uma boa opção. Se falhou algumas destas alturas, experimente dar-lhe leite antes de dormir.

Deixa Um Comentário