Acne: causas e curas
A acne é mais frequente nos adolescentes mas não só. Este problema de pele pode existir em adultos sejam eles homens ou mulheres. Trata-se dum problema cutâneo que para além do transtorno físico que causa, faz com que em consequência disto, existam alterações no foro psicológico (baixa auto-estima, depressão, etc.).
Quais as causas da acne?
- O factor genético pode ser uma das causas;
- Actividade hormonal;
- Irritação da pele e acumulação de células mortas;
- Hiperactividade das glândulas sebáceas;
Não são as únicas causas mas são as mais frequentes. Dados médicos provam ainda que o stress pode agravar a acne mas que não está verdadeiramente ligado com o seu aparecimento. Há ainda a tentativa de ligar o aparecimento da acne com a ingestão de alguns alimentos, mas a hipótese mais aceite é a de que se trata apenas de ligeiras reacções alérgicas.
Como ocorre a formação da acne?
Ocorre essencialmente porque os poros da pele são obstruídos. O corpo (incluindo a cara) está cobertos de pelos. Cada pelo está inserido num folículo que é constituído por uma glândula sebácea. Essa glândula produz sebo: uma substancia que fica na superfície da pele. O problema acontece quando essa produção de sebo é excessiva. Os poros ficam “entupidos”, a pele fica irritada e nascem pontos negros e pequenas erupções cutâneas.
A acne pode ser tratada?
Pode e deve. No entanto o tratamento mais indicado depende da gravidade da acne de cada doente. Para a acne mais ligeira, por vezes basta usar um pouco de maquilhagem que embora não cure, disfarça o aspecto da cara.
Para os casos de acne com gravidade média (moderada) são normalmente aplicados tratamentos com medicamentos. Os medicamentos escolhidos são fundamentalmente sob a forma de gel, sabonete, creme ou solução e a sua aplicação vai depender do tipo de pele do doente. E tal como todos os tratamentos, este que se aplica em casos moderados também tem alguns efeitos secundários como irritação da pele, vermelhidão e comichão.
Quando a acne é mais grave, a escolha recai sobre comprimidos. Obviamente que para qualquer um destes casos é sempre obrigatória a consulta de um médico porque os comprimidos a utilizar vão depender de imensas coisas incluindo dos efeitos secundários. No caso das mulheres, há ainda casos a quem é recomendada a pílula contraceptiva para diminuir a acne. Mais uma vez, cada caso é um caso.
Que cuidados se podem ter?
Pois bem, embora seja preciso um tratamento há pequenos gestos que podem fazer diferença no combate à acne. Já se sabe que a falta de higiene não é causa para o aparecimento da acne, por isso não lhe vale de nada lavar a cara 9 vezes ao dia. O ideal é não lavar a cara mais de duas ou três vezes por dia. Não use sabonetes abrasivos e não esfregue desesperadamente a cara. Use as mãos suavemente e use a toalha mais fofa que tiver em casa para secar a cara.
Durante este artigo já falámos em maquilhagem para disfarçar o problema mas claro que tem de ser usada a maquilhagem certa. Produtos anti-alérgicos e sem base oleosa são os mais indicados.
O mais importante é nunca coçar, nunca espremer ou rebentar qualquer borbulha. Vai deixar cicatrizes e causar ainda mais inflamação. Nunca deixe de consultar o seu médico.