Alimentos que reduzem o inchaço na barriga

O inchaço na barriga pode ser prevenido com uma alimentação cuidada. Conheça quais os alimentos que deve ingerir.

O inchaço da barriga é, na maioria das vezes, o resultado de uma dieta inadequada caracterizada pelo consumo abusivo de alimentos prejudiciais ao bom funcionamento do organismo. Originado pela retenção de líquidos, que consiste na acumulação excessiva de água entre as células do organismo, o inchaço não só representa um problema de ordem estética, mas também uma grave ameaça ao seu bem-estar corporal, na medida em que muitos são os problemas de saúde que podem desenvolver-se a partir de um elevado nível de retenção de líquidos.

Problemas crónicos gastrointestinais também se poderão revelar responsáveis pelo inchaço da barriga, e quando esta situação se verifica, é necessário um acompanhamento médico especializado. Assim sendo, antes de adoptar quaisquer tipos de medidas para combater a barriga inchada, é importante que, em primeiro lugar, consulte o seu médico, de modo a determinar qual a verdadeira causa do problema, e assim proceder da forma mais adequada possível. Se o inchaço estiver associado à retenção de líquidos será mais fácil combatê-lo através de uma simples e cuidada reeducação alimentar.

Independentemente de qual seja a causa do inchaço, começar a prestar mais cuidado àquilo que mete para dentro do seu organismo é algo que poderá sempre contribuir para melhorar significativamente o seu problema. Assim sendo, vale a pena começar a dar prioridade aos alimentos que reduzem o inchaço na barriga, e a banir totalmente aqueles que poderão agravá-lo.

Alimentos que reduzem o inchaço na barriga

Alimentos naturais, hidratantes, ricos em fibras, vitaminas e minerais, são aqueles que deverá adoptar no combate a esta a retenção de líquidos. Um bom exemplo de alimentos deste tipo são os legumes, verduras, frutas, cereais integrais, peixe e carnes brancas. Vale a pena não esquecer, também, a importância de um consumo abundante de água diariamente, na medida em que tal ajudará imenso a combater esta complicação de saúde.

Alimentos que provocam o inchaço na barriga

Os alimentos ricos em sódio representam um dos maiores responsáveis pelo agravamento deste problema, como é o caso do sal, alimentos industrializados e conservas. Alimentos excessivamente açucarados também deverão ser totalmente banidos da sua dieta, na medida em que dificultarão todo o processo de eliminação de liquido retido na região abdominal.

Feijão, ervilhas, soja, batata-doce, repolho, couve e grão-de-bico, apesar de serem alimentos saudáveis, tendem a fermentar e a contribuir para a criação de gases, o que não é de todo indicado para problemas de barriga inchada. Assim sendo, aconselha-se que o seu consumo seja feito da forma mais ponderada possível.

Por último, é importante não negligenciar as vantagens de um bom nível de actividade física regular, na medida em que tal revelar-se-á de grande ajuda no processo de desintoxicação e eliminação de líquidos do organismo, o que contribuirá imenso para ajudar a desinchar a barriga.

Deixa Um Comentário