Beneficios para a saúde de praticar desporto

fazer desporto

A prática regular de desporto constitui uma das mais importantes medidas a serem adoptadas para a preservação de um corpo e mente saudáveis. Quando aliada a uma rotina alimentar equilibrada, a prática de desporto diminui drasticamente as probabilidades de desenvolvimento de um vasto número de problemas de saúde, contribuindo assim activamente para o aumento da esperança média de vida.

Principais benefícios

Manutenção de uma pele mais jovem e saudável

Ao estimular eficazmente a circulação sanguínea, o desporto facilita a correcta distribuição dos nutrientes pelos mais diversos órgãos corporais, acabando também a pele por ser beneficiada. Ao ser devidamente nutrida, a pele manterá por mais tempo o seu brilho e elasticidade naturais, preservando assim um aspecto muito mais jovem, saudável e atraente.

Prevenção de doenças cardiovasculares

A prevenção de doenças cardiovasculares constitui um dos principais benefícios que podem ser retirados da prática regular de actividades desportivas. Ao manter-se o mais activo possível, estará, não só a favorecer o bom funcionamento do seu coração, como também de todo o sistema vascular, diminuindo assim as probabilidade de vir a experienciar problemas como a falência cardíaca e derrames cerebrais. Isto deve-se, também, à eliminação do mau colesterol, que tão prejudicial se poderá revelar para o coração, mas que pode ser combatido através da actividade física.

Fortalecimento da estrutura óssea

Qualquer tipo de exercício físico pode contribuir eficazmente para fomentar o desenvolvimento de massa óssea mais densa e resistente, que por sua vez se tornará muito menos susceptível aos efeitos degeneradores do envelhecimento. Quanto mais activa for a prática de actividades desportivas, menor será o número de problemas ósseos experienciados numa idade mais avançada.

Resistência muscular

O desporto favorece o desenvolvimento de massa muscular, o que de grande ajuda se poderá revelar para o desempenho de uma enorme diversidade de actividades diárias, quer no campo pessoal, quer no profissional.

Previne a diabetes

Ao melhorar a resposta do organismo à insulina, o desporto ajuda prevenir o aparecimento de doenças muito associadas ao excesso de peso, como é o caso da diabetes. Com um estilo de vida verdadeiramente activo, as suas probabilidades de desenvolver diabetes poderão diminuir até 50%.

É importante referir que, todos estes benefícios, só se farão sentir caso a prática de desporto seja levada a sério. Isto não significa que tenha de ser intensa, mas sim regular e regrada. Actividades como caminhar, andar de bicicleta e natação são apenas alguns exemplos de práticas desportivas que o farão usufruir facilmente de todos os benefícios aqui mencionados.

Deixa Um Comentário

Tags: