Caminhe para ser saudável

Uns bons ténis, uma roupa confortável, uma intensidade adequada e motivação: é tudo o que precisa para sair de casa e dar uma caminhada todos os dias (ou dia sim dia não). Se a sua caminhada for feita durante o dia, proteja-se do sol na cabeça e na cara. Se for feita à noite, proteja-se de melgas e algum vento. Leve um relógio consigo e certifique-se que anda durante meia hora, pelo menos.

É o exercício mais simples que existe e o número de vantagens que traz é enorme. Caminhar é uma actividade cardiovascular, que como é óbvio, vai ajudar em muito a melhorar a saúde do seu coração. O seu ritmo cardíaco aumenta e o seu coração fica mais forte e com mais energia. Isto faz com que exista mais sangue, nutrientes e oxigénio a serem bombeados para o resto do corpo. O melhor de tudo? Previne o acidente vascular cerebral e a diabetes. Se andar durante meia hora por dia, vai certamente notar melhorias no seu colesterol, na sua tensão arterial e até mesmo no seu trânsito intestinal.

Para além de ajudar imenso a sua saúde, caminhar traz enormes benefícios à sua forma física. Combate a obesidade porque queima muitas calorias extra se andar 30 minutos a um bom ritmo. Este exercício pode ser fundamental para conseguir emagrecer, sabia? E não só perde massa gorda, como tonifica pernas, glúteos e coxas. O desafio? Manter uma postura direitíssima toda a caminhada. Coluna direita, abdómen contraído e cara levantada são aspectos fundamentais em ter em conta durante o seu exercício. A sua postura física vai melhorar e muito.

Por último, lembre-se que se caminhar o seu psicológico vai agradecer. A sua mente precisa de vitalidade e nada melhor do que apanhar ar para que tal aconteça. Liberte-se da tensão, do stress e mantenha-se bem-disposta. Caminhar respirando correctamente faz com que previna a depressão, reponha energias e se mantenha estável emocionalmente. Se puder, vá acompanhada de uma garrafa de água para não desidratar e de um leitor de mp3 para que nunca perca o ritmo.

Caminhe pela sua saúde! O seu corpo e a sua mente, agradecem.

4 Comentários

  1. Carla Olaia pelo Facebook Fevereiro 3, 2012
  2. Mulher Saudável pelo Facebook Fevereiro 3, 2012
  3. Fernanda Machado Maio 6, 2012
  4. Luisa Vasco via Facebook Outubro 27, 2012

Deixa Um Comentário