Dê a volta ao cansaço

Sinal de alerta: sente-se cansada praticamente desde de manhã sem nenhum motivo aparente! Não fez esforços físicos adicionais nem teve insónias e mesmo assim, às dez horas da manhã, tem a sensação que já correu dois quilómetros. Se tem a certeza que a sua saúde se encontra no bom estado, então o cansaço que sente só tem uma explicação: o descanso que tem tido não é suficiente.

Como mulheres, mães, amigas e trabalhadoras sabemos que por vezes o dia devia ter o dobro das horas, mas não pode ser. Tem de saber quando parar e abrandar o seu ritmo. Tem de ter tempo para si e para poder recuperar energias diariamente. A Mulher Saudável tem um plano para si.

Tem de conseguir detectar quais as suas atitudes que a fazem estar assim tão cansada. Pergunte a si mesma se está a descansar correctamente e se está numa fase de maior pressão a algum nível. O facto de existirem fases em que exigimos mais de nós mesmas pode ser a “morte do artista”. Faça uma lista com os tópicos que acha serem as causas do seu cansaço.

Por muito que não se habitue a agendas, tem de organizar o seu dia. Defina quais as suas prioridades, quais os objectivos para cada dia e não faça mais do que lhe é permitido. Seja realista e ponderada, defina prazos e deixe o perfeccionismo exagerado de parte, ok? Lembre-se que não pode gastar mais energia do que aquela que por norma, tem quando acorda.

Depois de tudo organizado, tome atitudes que a façam adquirir doses extra de energia para enfrentar o seu dia-a-dia com outro ânimo. Regra número 1 é sem dúvida, alimentar-se bem! Coma alimentos vitamínicos e energéticos (brócolos, cenouras, citrinos, nozes, peixe, cereais, entre outros), beba muita água e não deixe o chá de parte para se manter sempre hidratada e não dispense o seu café diário (ficar sem ele só a faz mais ansiosa).

Trabalhe sempre ao mesmo ritmo, sim? É preferível do que ter picos em que trabalha exaustivamente para depois ter alturas em que quase não reage. Ao longo do seu dia, olhe para si e perceba se ainda está a trabalhar dentro dos seus limites ou se está prestes a chegar às reservas das suas energias. Se por acaso notar que o seu rendimento está a decrescer com o passar das horas, pare por uns minutos. 5 Minutos para ir beber água, ou ir lavar a cara à casa de banho podem ser suficientes para respirar fundo e recuperar alguma energia perdida.

Na hora de dormir, certifique-se de que dorme realmente. Mesmo que não tenha sono, deite-se e descanse. Vá para a cama sabendo que se adormecer uma hora depois, ainda dorme 7/8horas. Ao fim de semana ou nas suas folgas, obrigue o seu corpo a ficar na cama mais tempo e certifique-se que dorme até mais tarde. O seu corpo e a sua mente precisam.

Ao contrário do que poderá pensar, fazer alguma actividade física moderada também pode ser positivo para os seus ganhos de energia. Cerca de 20 a 30 minutos por dia podem fazer com que se sinta mais energética no dia seguinte.

3 Comentários

  1. Vittoria Saboia pelo Facebook Fevereiro 7, 2012
  2. Mulher Saudável pelo Facebook Fevereiro 7, 2012
  3. Vittoria Saboia pelo Facebook Fevereiro 7, 2012

Deixa Um Comentário