Cuidados na altura da depilação genital

Sobre a depilação integral na zona genital, a opinião das mulheres divide-se sempre. Enquanto umas acham que é mais higiénica a zona sem qualquer pelo, outras acham que se os pelos ali existem é por alguma razão e por isso não se podem eliminar totalmente. A realidade é que os pelos púbicos têm ali uma função importante: manter a vagina e a uretra longe de bactérias, fungos e infeções. Os pelos são por isso, um género de filtro que deveria ali ficar pelo menos na mínima quantidade possível.

Se faz parte do grupo de mulheres que é incapaz de não se depilar totalmente, então esteja sempre muito atenta aos cuidados essenciais a ter. Evite ao máximo o uso de pensos higiénicos. Prefira os tampões, porque os pensos em contacto com a pele completamente depilada provocam irritações e vermelhidão. Use e abuse do creme hidratante sempre que usar, nem que seja, um salva-slip.

Evite também o uso de lâminas nessa zona. Se usar, use sempre uma lâmina nova e em bom estado. O crescimento dos pelos vai provocar alguma irritação por isso passe todos os dias creme hidratante.

Se a sua preferência vai para máquinas depilatórias, faça sempre uma esfoliação antes de se depilar. Verifique que o equipamento está em bom estado e faça a depilação por fases. Se faz ou está a pensar fazer depilação a laser, lembre-se dos cuidados a ter e evitar a depilação nesta zona (por outro qualquer método) cerca de 30 dias antes e após a sessão.

O uso da cera deverá ser o método utilizado. Certifique-se que usa uma espátula nova e o preferível é que se desloque a uma esteticista especializada. Fazer este tipo de depilação em casa pode trazer problemas. Os ângulos de aplicação não são os melhores e se a cera for aplicada de maneira incorreta pode significar infeções graves. Tenha também cuidado com a temperatura da cera porque se a aplicar muito quente pode sofrer queimaduras leves. A pele desta zona é bastante sensível.

Tenha uma boa higiene íntima, lave-se com um sabão com o pH idêntico ao da vagina, use sempre um creme hidratante sem álcool e não use roupa intima de licra ou fibra.

3 Comentários

  1. Telma Queiroz via Facebook Novembro 5, 2012

Deixa Um Comentário