Família de fruta: melão, meloa e melancia

Com tanto em comum, são frutas com propriedades muito semelhantes. Diferem na cor, no aspecto e essencialmente no sabor. Óptimas companhias para um dia de praia, boas escolhas para um sumo refrescante e excelentes aliadas nas dietas de Verão. Fique a conhece-las um pouco melhor.

Melão

Aquele companheiro indispensável se está a pensar perder peso. Um lanche feito com duas fatias de melão aos cubinhos é muito pouco calórico e sacia a fome. É ainda um bom aliado a prevenir algumas doenças como o cancro e é considerado um alimento depurativo.

É uma fruta extremamente suculenta devido ao seu elevado teor em água e é muito rica em sais minerais. As vitaminas A e C também são abundantes e possui uma grande quantidade de carotenos.

Meloa

Ora a meloa é uma espécie de melão que tal como ele, é constituída essencialmente por água. Tem um teor elevado em fibras, vitamina C e carotenos também. A meloa tem mais cálcio que o melão e quanto maior for a coloração amarela maior é o teor em nutrientes.

É também uma boa amiga se estiver de dieta e ainda ajuda no bom estado do seu organismo com a presença de anti-oxidantes. Por ser considerada “fruta de Verão” é claro que o seu valor energético também é baixo.

Melancia

Docinha e muito suculenta, a melancia desperta paixões em quase todas as pessoas. A rainha das frutas de Verão é familiar do melão e da meloa e tal como eles o seu conteúdo em água é elevadíssimo. Sais minerais, vitaminas e glutamina são abundantes na melancia e conferem-lhe propriedades anti-oxidantes e vasodilatadoras.

Ajuda também a combater doenças do foro urológico e reforça o sistema imunitário. Óptima para sumos e gelados sabe-se que a única coisa chata são mesmo os caroços pretos. Tal como a sua família, é uma fruta com pouquíssimas calorias.

Para ter uma ideia, damos-lhe a informação de que o melão possui cerca de 30kcal, a meloa 20kcal e a melancia 24kcal, todas elas por 100gr de fruto.

Se é daquelas pessoas que por vezes se sente indisposta depois de comer algum destes 3 frutos, explicamos-lhe porquê: o alto teor em fibras que possuem faz com que, ao serem comidos em demasia, provoquem a sensação de inchaço no estômago, cólicas e diarreia.

16 Comentários

  1. Sonia Nobre pelo Facebook Agosto 4, 2011
  2. ana ferreira Outubro 17, 2011
  3. Lourdes Simões Abril 16, 2012
  4. Aldina Rocha Maio 19, 2012
  5. Anónimo Junho 25, 2012
  6. Inês Oliveira Agosto 23, 2012
  7. Cátia Coimbra Agosto 23, 2012
  8. Cristina Escudeiro Agosto 23, 2012
  9. Dina Carla Caldas Agosto 23, 2012
  10. Sandra Félix Agosto 23, 2012
  11. Isabel Silva Agosto 23, 2012
  12. Sandra Gil Agosto 24, 2012

Deixa Um Comentário