O Feng Shui e as cores

Quem gosta e segue a arte do Feng Shui, sabe bem que as cores são muito importante no que diz respeito a energias ou busca do equilíbrio.

Manter o seu lar ou local de trabalho em harmonia pode ser conseguido através do uso inteligente de certas cores que lhe podem proporcionar estados de espírito, emoções e sentimentos distintos. Cada cor tem determinadas características, que podem ser positivas ou negativas dependendo do sítio onde estiverem. É importante saber que o Feng Shui associa cada cor a um elemento do Feng Shui (Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal) e que ate mesmo a intensidade da cor que se aplica pode ser influenciável no ambiente que se transmite.

Tome nota das cores e do que elas sugerem:

  • Azul: uma cor que todas nós (ou a maioria) gostam muito. Está associada ao elemento Água e a verdade é que é muitas vezes associada (e bem, neste caso) ao céu e ao mar. Esta cor deve essencialmente ser usada em divisões Yin que nos proporcionem descanso e relaxamento, por exemplo o quarto. Deve ser usada moderadamente pois em demasia é causadora de sentimentos de isolamento. Por isto mesmo não a deve usar nem na sala de jantar nem na cozinha (ambientes Yang). Na sala de jantar porque é um local de convívio entre família nem na cozinha porque esta é dominada pelo elemento Fogo.
  • Vermelho: é uma cor a ser usada em ambientes Yang e que se relaciona com o elemento Fogo. Transmite calor, lembra o Verão e tem a cor do sangue o que proporciona uma ligação à energia vital. Ao contrário da cor azul deve ser usada em divisões onde se promove o convívio entre pessoas, por exemplo a sala de jantar ou a sala de estar. Como já foi dito não deve ser usado nos quartos e também não convém ser usada na casa de banho por se tratar dum local ligado também ao elemento água. Na cozinha também é aconselhável que não se use pois já se trata dum local suficientemente Yang e o uso da cor vermelha pode causar desequilíbrios.
  • Preto: a cor preta que usamos tanto em roupas, sapatos, acessórios, é a cor mais Yin e está relacionada com o elemento Água. A arte do Feng Shui recomenda mesmo que não se use a cor preta em ambientes interiores.
  • Branco: não é à toa que a maioria das casas tem as paredes brancas. É uma cor que transmite paz, harmonia e que pode ser usada livremente em quaisquer ambientes (interiores ou exteriores). O único conselho a tomar nota é que se preferir usar o branco em ambientes Yin use esta cor sem brilho. Se a preferir usar em ambientes Yang, use uma cor branca mas brilhante ao mesmo tempo.
  • Verde: uma cor que é associada à madeira e que transmite um sentimento primaveril. O verde é transmissor de desenvolvimento, crescimento, saúde e natureza. Pode também ser associado ao metal para transmitir pureza, esperança, abertura de novos horizontes e limpeza. É uma cor que se permite ser usada com muita liberdade nos ambientes de sua casa. Se quiser usar verde num quarto ou na cozinha, é preferível usar um verde mais clarinho.
  • Amarelo: ligado ao elemento Terra, representa a luz do sol, o brilho do ouro e melhora capacidades de concentração, comunicação e sociabilidade. É uma cor Yang que faz mais sentido ser usada em salas comuns. Se usar na cozinha, não use em demasia: prefira pequenos detalhes ou apenas uma das paredes.
  • Cor-de-laranja: resulta da combinação da cor amarela com a vermelha. Assim sendo reúne um pouco das características de cada uma, sendo que está ligada aos elementos Terra e Fogo e se trata duma cor Yang. A única diferença em relação a cor amarela é que é permitida em quartos, se usada em pequenas quantidades.
  • Cor-de-rosa: fruto da união do vermelho com o branco e portanto, mais uma cor que recebe as características de duas. É uma cor Yang e promove o romantismo, a felicidade, o amor e alegria. É uma boa cor a ser usada em quartos de dormir e halls de entrada.

Se segue esta arte e está a ponderar renovar as paredes de sua casa com a chegada da Primavera, aproveite estas curiosidades do Feng Shiu e veja se dão resultado!

Deixa Um Comentário