Frutos secos: uma boa opção
Constituem uma das maiores famílias de alimentos na nossa alimentação. Não basta pensar em cajus, amêndoas, amendoins, pistachos, etc. Quando olhamos para esta família, temos também de englobar os frutos que já foram frescos e que foram desidratados para serem consumidos secos: passas, ameixas, banana e alperce, por exemplo.
À venda em qualquer supermercado, os frutos secos são presença habitual em praticamente tudo o que é festas e convívios nas nossas casas. Sejam as passas que temos de comer logo nos primeiros segundos do ano, ou os amendoins que temos de ter em casa para que o nosso mais que tudo coma quando estiver a ver futebol. Uma das grandes vantagens destes produtos é que estão à venda todo o ano e são por isso, muito fáceis de encontrar. A Mulher Saudável deixa, de seguida, algumas vantagens dos frutos secos mais conhecidos:
Nozes: deliciosas e óptimas auxiliares na formação de hemoglobina no sangue. São importantes na protecção cardiovascular e são uma excelente fonte de potássio e fósforo. Têm alto valor energético mas a maior parte da gordura contida nas nozes é a chamada “gordura saudável” e por isso são muitas vezes indicadas no combate ao colesterol.
Avelãs: muito usadas em chocolates e doces, as avelãs são também boas fontes de gordura monoinsaturada e por isso, também combatem o colesterol elevado. Têm fibra e vitaminas A, C e E. Conseguem fazer no nosso organismo a função de anti-oxidante e laxante.
Amêndoas: muito ricas em proteínas, fibra e gorduras monoinsaturadas. O seu teor em potássio ajuda na regulação da tensão arterial e o magnésio ajuda nas funções cerebrais e em processos enzimáticos. Tem também uma boa quantidade de vitamina E que ajuda nas funções anti-oxidantes e renovação celular.
Pistácios: provavelmente, dos frutos secos mais apreciados e cuja principal vantagem é a sua função laxante. São fontes de cálcio, ferro e fibra. Possuem uma grande quantidade de ácido fólico, muito bom para as grávidas e a sua gordura também é essencialmente monoinsaturada. O seu consumo deve ser moderado porque a maioria das vezes este fruto seco é vendido salgado.
Pinhões: um dos frutos secos com menor valor energético e com uma boa quantidade de vitamina A. Tem um razoável teor em potássio e uma das desvantagens é ter uma maior quantidade de açúcar. É um alimento que possui carboidratos, que ajudam a regular a temperatura corporal e fornecem energia.
Os frutos secos são sem dúvida uma opção para um saboroso snack mas, ainda assim, são alimentos muito calóricos. Se é fã e não resiste, o ideal é comer apenas uma porção diária: coma apenas a quantidade que caiba dentro da sua mão fechada. Delicie-se!