Gordura Saturada – Todas as informações

É impossível conseguir pensar numa dieta equilibrada, se não perceber como funcionam os vários tipos de gordura. Para não perder pitada, decidimos reunir algumas informações sobre a gordura saturada, para perceber facilmente como a poderá utilizar em benefício da sua dieta.

Existem vários tipos de gordura nos alimentos que ingere todos os dias, a gordura saturada é apenas um deles. Existe por exemplo também a gordura insaturada e a gordura trans. Qual será então a diferença entre a gordura saturada e a insaturada?

É distinguida da gordura não saturada no sentido em que não há ligação dupla entre os átomos de carbono na sua constituição química, fazendo com que os ácidos gordos fiquem saturados com hidrogénio. Gordura saturada ocorre de forma natural nos animais, enquanto que a gordura não saturada, como o azeite permanece de forma fluída. A gordura saturada é menos propícia a perder as suas propriedades enquanto é preparada – wikipédia

gordura saturada

O que é a gordura saturada?

A gordura saturada é aquela que o nosso organismo produz através de nutrientes como os carboidratos e como tal não é essencial na nossa dieta alimentar. Para além disso, esta gordura é responsável, muitas das vezes, pelo aumento do colesterol no sangue, porque aumenta o LDL, conhecido como o mau colesterol, que se irá depositar nas artérias e como tal aumentar o risco de problemas no seu coração. Há muito tempo que se defende que a gordura saturada é a responsável pela acumulação de placas que podem levar a ataques cardíacos, bem como AVC’s.

Onde se encontra a gordura saturada?

Esta gordura que aumenta o nível de colesterol no sangue, é semi-sólida a temperatura ambiente e encontra-se principalmente em alimentos que tenham origem animal, assim como a carne, a gema de ovos, leite e derivados do mesmo, etc. Não dizemos que não deve comer alimentos que contenham gordura saturada, porque é importante que ingira todos os tipos de alimento. Deve é controlar a quantidade a um consumo máximo de 20 gramas por dia.

A polémica com a gordura saturada

Este tipo de gordura gera muita discussão, em torno dos seus efeitos maléficos ou da sua contribuição para a nossa saúde. Existem especialistas que dizem que a gordura saturada é terrível para o nosso colesterol, e que aumenta os nossos problemas cardíacos. O problema é que existem também especialistas que dizem o contrário e que poderá até fazer bem ao coração. Leia: Sete razões para comer gordura saturada. Será um jogo de interesses? Talvez o seja. Diz-se que tudo seja um jogo para tentar promover a gordura trans, como uma melhor alternativa.

0 Comentários

Deixa Um Comentário