Gordura Trans – Todas as informações

Depois de termos falado das gordura saturada e das gordura insaturada, chegou a altura de falar da gordura trans. Esta é a gordura que mais mal faz e como tal, deverá ser a gordura a evitar a todo o custo! A gordura trans, prolonga a vida dos alimentos que comemos, mas está mais que comprovado que diminui a nossa.

Gordura Trans

O que é a gordura trans?

Estas gorduras formam-se através de um processo industrial chamado hidrogenação, utilizado na indústria alimentar para solidificar gorduras (que de outra forma seriam líquidas), retardar a sua oxidação, diminuir a sua sensibilidade aos efeitos do calor e tornar os óleos de cozinha mais estáveis – activa.

Estas gorduras não se formam apenas através de processos industriais. Existem por vezes bactérias no organismo dos animais ruminantes que fabricam esta gordura, por essa razão se encontram nos lacticínios cerca de 5% de ácidos gordos trans e a carde destes animais, contem entre 1 a 5% de gordura trans.

A gordura trans, faz com que os alimentos fiquem mais tempo na embalagem sem que se estraguem. A industria utiliza muito este tipo de gordura, reduzindo assim a quantidade de gordura animal na composição dos produtos.

Como evitar a gordura trans

  • Evitar alimentos fritos – Por mais que possa gostar daquelas batatinhas fritas, ou daquele frango frito, a verdade é que deverá procurar evitar ao máximo os alimentos fritos. Sobretudo as batatas congeladas, sabiam que essas possuem mais calorias do que as normais?
  • Evite o fast food – Procure evitar a comida rápida. Não quer dizer que de vez em quando, não possa comer num burger king ou algo do género de vez em quando, mas procure evitar ao máximo.
  • Não abuse nos doces, sobremesas e afins – Bolinhos, sobremesas, etc, muitas vezes podem conter gorduras trans. Para além disso, o açúcar também não lhe faz muito bem, sobretudo se for em exagero.
  • Não abuse na manteiga – Prefira margarina. A manteiga tem bastante gordura e por mais boa que possa ser, tente evitar ou escolher por alguma com menos gordura.
  • Cuidado com os alimentos pré-prontos – Tenha cuidado com os alimentos pré-feitos e congelados porque contêm uma grande quantidade de gordura trans, para preservar os alimentos.

Procure evitar todos estes alimentos. Claro que é sempre complicado, com tanta coisa uma pessoa chega a um ponto que nem sabe o que pode ou não comer. Eu costumo dizer que podemos comer de tudo, temos é de comer nas porções adequadas.

Deixa Um Comentário