Meter uma relação acabada para trás das costas!
Todas (ou quase todas) já passámos por isto: o fim duma relação. Mais especificamente, o final de uma relação sem que tenha sido por vontade nossa.
Quando nos deparamos com o final da nossa relação sem que tivéssemos desejado o mesmo, somos invadidas por uma vaga de sentimentos negativos em doses muito elevadas. Entramos num estado depressivo, numa onda de negativismo e de baixa auto-estima e numa fase em que o ódio e a tristeza parecem os melhores amigos.
Depois do choque inicial, à que levantar a cabeça, olhar para o futuro e dar um passo de cada vez para nos sentirmos melhores. Sabemos que o nosso mecanismo de defesa inventa tácticas e estratégias para nos sentirmos bem, para não chorarmos cada vez que nos lembramos do bom que era e para que os outros pensem que não estamos assim tão mal mas temos de ter atenção à maneira como vamos fazer face a esta nova fase.
Não tente arranjar logo um substituto para o seu ex, não se entregue a ninguém só porque sim e não tente mostrar que tem outra pessoa e que por isso, já está bem. Muito provavelmente, se tentar desesperadamente encontrar ou envolver-se com outro homem, irá escolher a pessoa errada e mais tarde, certamente que se irá arrepender. E mais: arranjar outra pessoa ou ter um caso na tentativa de mostrar que recuperou, não irá fazer com que ele volte para si, quase decerteza.
Fundamental no meio desta fase é nunca, mas nunca cair no desleixo, nunca perder a alegria e nunca se isolar do mundo. É certo que quando estamos apaixonadas e bem acreditamos que existem príncipes encantados e que o amor está ao espreitar da esquina mas infelizmente, nem sempre isso é assim. Por isso, tome uma atitude. Inscreva-se num ginásio, frequente aulas de pintura, dedique-se à fotografia, dê longos passeios com o seu Speedy e nunca se esqueça de por um rímel nos olhos, um brilho nos lábios e de manter esse cabelo sempre impecável. Não se descuide e não perca a vontade de se arranjar mesmo que (inevitavelmente) a sua auto-estima esteja afectada. E embora possa não acreditar, o exercício físico é uma boa ajuda. O desporto liberta-a de tudo o que é mau nessas alturas.
Há ainda aquela fase em que das duas, uma: ou achamos que perdemos o homem da nossa vida ou aquele homem perfeito passou agora a ser uma besta. Esqueça isto. É tudo fruto da nossa mente para nos fazer sentir pior ainda. Não era o homem da nossa vida, mas foi um dos que por ela passou. E não, lá porque nos deixou, não passou a ser horrível. Se sempre nos tratou bem e se sempre fomos felizes não vale a pena dizer mal dele. E podem sempre ficar amigos, certo? Saiba perdoar. Saiba entender (por muito que custe) que as coisas acabam e que ele teve os motivos dele e tente, acima de tudo, manter a base de qualquer relação: a amizade. Podem não funcionar mais como casal mas quem sabe se não irão ser muito bons amigos? Não se culpe e mostre-lhe que está disponível para tentar um outro tipo de relação que no fundo sempre existiu.
E é certo que tudo isto são maneiras de superar a tristeza que se sente nessas alturas mas a realidade é que não devemos deixar de chorar e não devemos tentar fingir que não sentimos qualquer dor. Devemos chorar (na intimidade) quando tivermos vontade e tente tirar alguma lição desta fase. E lembre-se que não tem de sofrer sozinha. Há muita gente que lhe quer bem e que está sempre disponível para a ouvir desabafar.
Acho este artigo muito bom.
Sem dúvida um excelente artigo e muito verdadeiro ,
posso afirmar e comprovar por experiencia que este é o melhor caminho a tomar quando uma relação acaba !
Muitos parabéns ao autor !
adorei! Td a ver. Todas as meninas deviam ler, ta um máximo!
Quando tem de ser…é!!! 🙂
É um bom artigo sim,são vários os motivos para uma relação acabar..Eu estou na fase inicial, sinceramente nem sei se acabou, simplesmente sumiu..É normal alguém dizer que nos ama, que somos a mulher da sua vida e de sabermos e sentirmos essa sinceridade e depois sumir sem nada dizer?..penso sempre que eu sou o problema…Optei por fechar o meu coração…
já, infelizmente, e foram todas muito dificeis…
Concordo plenamente que temos que tentar de uma outra forma um outro tipo de relacao,mas acredito que isso so com o tempo.. nao se acorda e diz:a partir de hoje vamos ser amigos,principalmente se ainda existe um outro tipo de sentimento para alem da amizade… nao descarto a possibilidade de isso acontecer,mas penso que com o termino de uma relacao e sempre bom dar um tempo..
Aos homens tambem afecta bastante, por vezes até dá vontade de desaparecer para sempre , mas á que ter força e encarar a vida de frente.