Minha rica cafeína
Provavelmente, a melhor amiga de muita gente todas as manhãs: a cafeína está presente no nosso dia-a-dia e quando não está, o mais certo é deixar-nos com algum mal-estar. Na realidade, a cafeína tanto tem de boa, como de má. Para além disso, a cafeína não é apenas ingerida quando bebemos um café, sabia? Um simples Ice Tea contém cafeína também. O que pretendemos com este artigo é que aumente a sua informação sobre este composto químico e conheça quais os prós e os contras da sua ingestão.
O que é?
A cafeína é um composto químico que actua directamente no sistema nervoso na função de estimulante. Ao contrário do que se pensa, nem todas as pessoas reagem da mesma maneira à ingestão de um estimulante, daí a cafeína conseguir manter algumas pessoas acordadas uma noite inteira, e a outras nem por isso.
O que faz?
Cientificamente falando, o que a cafeína faz quando entra no nosso organismo é bloquear a produção da adenosina (substância calmante) e activar a produção de adrenalina (substância estimulante).
Quais os benefícios?
Com o passar dos anos, a ingestão de cafeína tem-se mostrado benéfica em pessoas que sofrem de asma. Este facto é provado pela formação de teofilina quando a cafeína é ingerida. A teofilina é uma substancia que provoca a diminuição da respiração ofegante através do relaxamento dos brônquios.
Há alguns estudos também que referem a cafeína como benéfica para quem sofre de hepatites e Parkinson. Diz-se também que ajuda a manter a sanidade mental durante o envelhecimento e que também contem funções anti-oxidantes.
E desvantagens?
Quando consumida sem qualquer moderação, a cafeína pode aumentar a tensão arterial, causar irritação na pele, azia, insónias, fadiga. Pode causar tremores e nervosismo.
Quais as opções para ingestão de cafeína?
Pode sempre tomar o seu café sem qualquer problema. Se tem mais dificuldades em ter uma noite descansada, opte pelo descafeinado a partir da hora do lanche. Ainda assim, pode sempre optar por ingerir cafeína através do chá, duma bebida energética ou de um refrigerante, sendo que a opção mais saudável é, sem dúvida, a primeira.
Quais as doses recomendadas?
Diariamente, se é uma pessoa adulta sem problemas de saúde, 250mg de cafeína seria o ideal. No máximo, 300mg. Lembre-se que não há risco para a sua saúde se ingerir cafeína com moderação e se mantiver hábitos saudáveis.
Não viveria sem ela
Ui ……logo pela manhã ao pequeno almoço, é uma delicia, para começar o dia:)
Impossível viver sem café… e as dores de cabeça que a falta deste me faz. Tomar comprimidos deve fazer pior. Por isso vai um cafezinho??
concordo 🙂
todos os dias,1 cafézinho no fim do almoço
sempre…………..
Gosto