Minha rica cafeína

Provavelmente, a melhor amiga de muita gente todas as manhãs: a cafeína está presente no nosso dia-a-dia e quando não está, o mais certo é deixar-nos com algum mal-estar. Na realidade, a cafeína tanto tem de boa, como de má. Para além disso, a cafeína não é apenas ingerida quando bebemos um café, sabia? Um simples Ice Tea contém cafeína também. O que pretendemos com este artigo é que aumente a sua informação sobre este composto químico e conheça quais os prós e os contras da sua ingestão.

O que é?

A cafeína é um composto químico que actua directamente no sistema nervoso na função de estimulante. Ao contrário do que se pensa, nem todas as pessoas reagem da mesma maneira à ingestão de um estimulante, daí a cafeína conseguir manter algumas pessoas acordadas uma noite inteira, e a outras nem por isso.

O que faz?

Cientificamente falando, o que a cafeína faz quando entra no nosso organismo é bloquear a produção da adenosina (substância calmante) e activar a produção de adrenalina (substância estimulante).

Quais os benefícios?

Com o passar dos anos, a ingestão de cafeína tem-se mostrado benéfica em pessoas que sofrem de asma. Este facto é provado pela formação de teofilina quando a cafeína é ingerida. A teofilina é uma substancia que provoca a diminuição da respiração ofegante através do relaxamento dos brônquios.

Há alguns estudos também que referem a cafeína como benéfica para quem sofre de hepatites e Parkinson. Diz-se também que ajuda a manter a sanidade mental durante o envelhecimento e que também contem funções anti-oxidantes.

E desvantagens?

Quando consumida sem qualquer moderação, a cafeína pode aumentar a tensão arterial, causar irritação na pele, azia, insónias, fadiga. Pode causar tremores e nervosismo.

Quais as opções para ingestão de cafeína?

Pode sempre tomar o seu café sem qualquer problema. Se tem mais dificuldades em ter uma noite descansada, opte pelo descafeinado a partir da hora do lanche. Ainda assim, pode sempre optar por ingerir cafeína através do chá, duma bebida energética ou de um refrigerante, sendo que a opção mais saudável é, sem dúvida, a primeira.

Quais as doses recomendadas?

Diariamente, se é uma pessoa adulta sem problemas de saúde, 250mg de cafeína seria o ideal. No máximo, 300mg. Lembre-se que não há risco para a sua saúde se ingerir cafeína com moderação e se mantiver hábitos saudáveis.

7 Comentários

  1. Manuela Soares pelo Facebook Novembro 30, 2011
  2. Maria C Marques pelo Facebook Novembro 30, 2011
  3. Catarina Amorim pelo Facebook Novembro 30, 2011
  4. Fernanda Machado pelo Facebook Dezembro 14, 2011
  5. Silvia Faria Cabeleireiros Agosto 21, 2012
  6. Mariza Guimarães Agosto 21, 2012
  7. Noémia Frias via Facebook Outubro 5, 2012

Deixa Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Tags: ,