O poder dos citrinos

Laranja, limão, toranja, clementina, tangerina entre outros, são citrinos famosos que todas deveríamos incluir na nossa alimentação. São frescos, sumarentos, cheios de vitamina e se forem doces são deliciosos.

Não existe apenas uma boa razão para manter citrinos na sua fruteira, existem várias. Faça sumos de citrinos, tempere salada com limão ou coma meia toranja todas as manhãs. Por vezes, podem ser frutas muito ácidas, mas a dose certa de açúcar por cima não lhe faz mal.

  • Razão 1: são uma explosão de antioxidantes que ajudam bastante o nosso organismo a renovar as células protegendo-nos de alguns tumores (pulmão, estômago).
  • Razão 2: são frutos muito vitamínicos que mantêm a quantidade de vitamina C regulada no nosso organismo evitando as gripes, constipações, pneumonias, bronquites e inflamações.
  • Razão 3: possuem uma quantidade significativa de flavenóides que fazem com que o nosso sangue se mantenha fluido e com que o nosso sistema cardiovascular esteja em bom estado.
  • Razão 4: são excelentes complementos numa dieta pouco calórica pelo que ajudam a manter o valor do colesterol normal e ajudam o nosso metabolismo a queimar gordura.
  • Razão 5: as unhas e dentes também saem beneficiados porque os citrinos potenciam a produção de colagénio.
  • Razão 6: fortalecem as células da epiderme, dos ossos e impedem a acumulação de gordura nos vasos sanguíneos.

E por aí fora… No entanto, tal como qualquer outro alimento, os citrinos não devem ser consumidos em excessos. Porquê? Porque são frutos com um nível de acidez elevado que podem prejudicar intestinos e rins.

3 Comentários

  1. Fernanda Machado pelo Facebook Fevereiro 1, 2012
  2. Leandra Mauricio Junho 7, 2012

Deixa Um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Tags: