O vinho também faz bem

Antes de dar a conhecer melhor quais os benefícios da ingestão de vinho, é muito importante relembrar todas as leitoras que esta bebida deve ser consumida de forma consciente sem excessos.

A medicina já comprou que consumir uma dose de vinho moderada é benéfico para a saúde de quem o faz. Ainda assim, nunca se deve esquecer de que o principal inimigo presente no vinho se chama álcool e que todos os anos, milhares de pessoas morrem vítimas do consumo de álcool seja de forma directa (cirrose hepática, por ex.) ou indirectamente (condução sob o efeito do álcool, por ex.). O álcool em excesso provoca dependência e pode ser prejudicial para muitos órgãos no nosso corpo. O álcool não tira a sede como muitas pessoas pensam e possui um alto valor calórico.

Mas se é amante de vinho e não prescinde de apreciar esta bebida, queremos dar-lhe motivos para que o faça sem que a sua saúde corra risco. A dose? Um copo de vinho por dia. No máximo, 2 (um ao almoço, outro ao jantar). Mais do que isso, já não é permitido. Se for possível optar, prefira o vinho tinto.

As doenças cardiovasculares são as mais beneficiadas com a ingestão de vinho devido à presença de flavonóides e compostos fenólicos na sua composição. Estes têm a função de serem antioxidantes e por isso, dá ao nosso organismo a capacidade de combater os radicais livres que o nosso sangue possui. Tromboses, enfartes e afins são assim prevenidos.

O vinho possui ainda resveratrol, uma substancia que é vantajosa na diminuição da formação de coágulos no sangue. Aumenta o bom colesterol (HDL) e diminui o mau colesterol (LDL). Alguns estudos mostram que mulheres que consomem doses moderadas de vinho têm menos tendência para desenvolverem pedra no rim.

Melhoria nas capacidades de memória e agilidade mental também se notam em pessoas que ingerem vinho habitualmente. A medicina ainda comprova que a doença de Alzheimer pode ser prevenida com o consumo de vinho bem como o estado senil.

Por último, beber vinho pode ajudar na prevenção de doenças ósseas bem como no desenvolvimento das células do sistema neurológico.

Aproveite o sabor de um bom vinho com a vantagem de se manter saudável sem nunca exceder as doses recomendadas.

4 Comentários

  1. Sandra Correia pelo Facebook Janeiro 17, 2012
  2. Vittoria Saboia pelo Facebook Março 26, 2012
  3. Ana Mendes via Facebook Outubro 4, 2012

Deixa Um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.