Os benefícios de comer tomate

Conhecido como sendo o braço direito da alface em tudo o que é saladas, o tomate é um fruto bastante apreciado no nosso país. Há quem faça apenas salada de tomate, há quem o coma coberto de sal, há quem até se deixe deliciar pelo seu molho depositado no fundo de uma saladeira. O tomate chucha, cereja, alongado ou em cacho, existem tomates de muitos tipos e até de diversas cores.

Os benefícios? Esses são muitos. Começamos pelo facto do tomate ser um alimento com muito poucas calorias e um baixo teor em gordura. Ora, isto faz do tomate um excelente aliado numa dieta para emagrecer e numa alimentação saudável.

O licopeno é um pigmento que dá a cor vermelha ao tomate e que tem a propriedade de ser um antioxidante para o nosso organismo. A sua função é libertar o nosso organismo de toxinas e protege-lo da ação dos radicais livres.

Muito rico em vitaminas A, B e C, o tomate ajuda a regular a atividade cardíaca, é uma ajuda na purificação do sangue, nas dores reumáticas e na prisão de ventre.

Tem um imenso conteúdo em água e em potássio, o que representa uma propriedade hidratante neste fruto. Com isto, vem ainda o benefício de manter a sua pele com elasticidade e brilho. Uma das grandes vantagens do tomate é ser um alimento muito rico em anticoagulantes e por isso ajuda ainda mais a manter saudável o sistema cardiovascular.

Se não gostar de tomate na salada, experimente sumo de tomate, tomate escalfado, grelhado ou assado.

3 Comentários

  1. Carla Olaia Maio 31, 2012
  2. Cibelly Rodrigues Julho 11, 2012
  3. Verdenutrí via Facebook Outubro 2, 2012

Deixa Um Comentário