Os excessos à mesa

A época festiva nunca foi muito vantajosa para todas as mulheres que querem manter a forma, começar uma dieta nesta altura parece impensável e quem consegue é porque de certeza que nunca experimentou os deliciosos sonhos da nossa mãe, certo?

O que pretendemos é que não deixe que a época de doces (seja o Natal ou casamentos ou aniversários) seja desculpa para pensar “hoje como à vontade e amanhã logo começo a dieta”. Em vez de abusar num dia e passar o outro a chás e sopas, o melhor para todas nós será certamente equilibrar os dois pratos da balança. Ou seja, vamos aproveitar todos os dias para comermos o que mais gostamos mas sem cometer os habituais excessos.

Para isso, temos 5 dicas importantíssimas e que vão fazer toda a diferença na quantidade de gordura ingerida e na sua linha:

  • Dica 1: Beba um grande copo de água antes das refeições. Se preferir, beba chá. Certifique-se que o seu estômago não vai começar a refeição sem 25cl de um destes líquidos.
  • Dica 2: SOPA, SOPA e mais SOPA! Não pode faltar. Comece sempre as refeições com um prato de sopa porque automaticamente irá sentir-se com menos fome e mais saciada.
  • Dica 3: Depois do prato principal (que pode comer em quantidade menor, agora que não tem tanta fome), pegue num pratinho de sobremesa e coloca pequenas quantidades dos seus doces favoritos. O truque consiste em provar de tudo mas em quantidades mini.
  • Dica 4: Quando estiver a cozinhar, utilize a menor quantidade de gorduras e açúcar possível. O açúcar troque por claras de ovos, a farinha por farinha integral, o leite meio-gordo por leite magro, as natas por iogurte magro. Tudo isto faz a diferença e deixa as suas receitas doces na mesma.
  • Dica 5: Enquanto a época de festas durar, aproveite todos os espacinhos que tiver para fazer uma caminhada. Seja a ir as compras e a deixar o carro um bocadinho mais longe, ou quanto tem que ir levar o cão à rua. O importante é agilidade.

Claro que “um dia não são dias” mas a realidade é que o mais provável é não comer doces uma ou duas semanas seguidas em épocas do ano normais, certo? Tente manter sempre o bom senso e pensar que todas as gorduras escondidas em tudo o que é delicioso e está na nossa mesa, fazem-lhe mal quando comidas em excesso. E não estamos a falar só da sua forma física, estamos a falar de diabetes, colesterol, gordura no coração, triglicéridos e afins. Seja consciente e aproveite junto de quem mais gosta.

2 Comentários

  1. Aidé Seabra Abril 8, 2012
  2. Mulher Saudável Abril 8, 2012

Deixa Um Comentário