Perder peso a emagrecer

Ao contrário daquilo em que a maioria das pessoas costuma acreditar, perder peso nem sempre é sinónimo de emagrecimento.

Geralmente, para que se verifique uma perda de peso, é necessário haver diminuição da massa corporal. No entanto, essa massa corporal pode nem sempre representa gordura, originando assim cenários onde existe uma perda acentuada de peso sem haver necessariamente perda de gordura. Na causa deste problema, costumam estar, geralmente, dietas pouco saudáveis, que promovem hábitos alimentares desregrados que, apesar de ajudarem a perder peso de uma forma extremamente rápida, não contribuirão para a perda de gordura corporal.

Para evitar perder peso sem emagrecer, é importante começar a prestar imensa atenção à sua rotina alimentar diária. A mesma deverá ser composta por nutrientes de todos os grupos alimentares, sempre consumidos em quantidades moderadas. Os défices nutricionais poderão dar origem à perda de peso através da diminuição da massa óssea, muscular e também da desidratação, o que muitas consequências negativas poderá trazer para a sua saúde. Emagrecer não é sinónimo de passar fome, e por isso não deverá nunca deixar de manter uma dieta verdadeiramente equilibrada, totalmente livre de excessos.

A perda de gordura dá-se quando o gasto calórico é maior do que a ingestão. Assim sendo, para perder gordura, nada melhor do que praticar exercícios aeróbicos, que são aqueles que maiores níveis de energia exigem do seu corpo, o que acaba por resultar numa perda muito maior de calorias. O exercício físico deverá sempre ser encarado como parte integrante de qualquer dieta verdadeiramente saudável, na medida em que, a ausência do mesmo, também poderá dar origem a uma perda inadequada de peso. Apesar dos exercícios aeróbicos serem os mais importantes, é imprescindível exercitar também a sua musculatura com alguma regularidade, pois a ausência de prática de exercícios de força pode dar origem a uma diminuição da massa muscular, o que resultará numa perda de peso sem que se verifique perda de gordura.

Perder gordura é um processo que se pode revelar extremamente demorado, por isso é importante manter os pés bem assentes na terra, e evitar criar expectativas demasiado elevadas, na medida em que não conseguirá, de forma saudável, perder muitos kg de gordura num curto espaço de tempo. É importante muita paciência e determinação, e capacidade de desenvolver expectativas realistas relativamente à perda de peso. Esqueça as promessas de perda de 4 e 5 kg por semana que muitas dietas lhe fazem, pois através de qualquer dieta verdadeiramente saudável, dificilmente conseguirá perder mais de 1 kg por semana. E mesmo assim, o número já será muito elevado.

A hidratação é outro factor que não deverá nunca ser descuidado. Por vezes, muito do peso perdido repentinamente mais não representa do que simples perda de água corporal. Para evitar isso, é importante manter-se muito bem hidratado, e não deixar nunca de ingerir alimentos com um elevado poder hidratante, pois só assim conseguirá manter o seu organismo a funcionar na perfeição e perder eficazmente gordura corporal.

0 Comentários

Deixa Um Comentário