Porque razão as mulheres gostam de fazer compras?

É dito e sabido que a maioria das mulheres gostam de fazer compras. Embora existam mulheres que referem que as compras as aborrecem, a grande maioria das mulheres adoram compras. Mas porque razão as mulheres gostam de fazer compras? Esta foi a pergunta à qual nos propusemos a responder com a elaboração deste nosso artigo. Todas as mulheres são diferentes e como tal apresentam gostos diferentes. Mesmo assim é possível traçar um perfil geral e compreender através de alguns factores porque razão as mulheres gostam de fazer compras.

Os homens gostariam que as mulheres comprassem menos e fossem mais poupadas, mas também, cada vez mais, os homens gostam de fazer compras. Vários psicólogos afirmam que algumas mulheres nascem com gosto pelas compras, assim como os homens pelo desporto. Será verdade? Teremos de descobrir.

as mulheres gostam de fazer compras
  • Por se sentirem felizes – Quando as mulheres se sentem felizes gostam de fazer as suas atividades favoritas e as compras são sem dúvida das atividades que a maioria das mulheres mais gostam. Quantas de nós não gostam de passar uma boa tarde descontraída com as amigas enquanto fazem umas comprinhas?
  • Por se sentirem tristes – A tristeza faz com que tenhamos a vontade de esquecer os problemas e para tal uma das soluções para as mulheres que adoram fazer compras é precisamente ir comprar. Com a tristeza poderá surgir também a necessidade de sentir-se bonita, daí o impulso para umas compras extra. Também muitas mulheres procuram a sua felicidade nas compras, ou esta é uma forma de se sentirem mais felizes.
  • Por ser o passatempo favorito – Há quem não goste de fazer compras porque não quer gastar dinheiro ou até porque não gostam da confusão que dos shoppings contudo é um facto que a maior parte das mulheres adoram as compras e encaram-nas como um dos seus passatempos ou hobbies favoritos, o que poderá ser um dos principais motivos que levam as mulheres a gostar de fazer compras.
  • Para aproveitar os descontos – Em tempos de crise é importante aproveitar promoções, ofertas e descontos e estes são fatores responsáveis que motivam as mulheres a gostar de fazer compras. Conseguir aquela blusa lindíssima ou aquelas calças que tanto queremos com um desconto especial é quase uma vitória garantida. Porque não aliar o bom gosto ao bom preço?
  • Para se realçarem das outras mulheres – As mulheres (e os homens também) adoram estar na moda e destacarem-se pelo bom gosto e este é também um motivo pelo qual as compras são tão adoradas no universo feminino. Surgir com uma saia nova causa boa impressão não só para os outros como para a própria pessoa, que se sente confortável e mais confiante.
  • As mulheres ligam mais à “moda” e arranjam-se mais – As mulheres geralmente ligam mais à “moda” e ás tendências, do que os homens. Há quem afirme que é algo genético. Não podemos afirmar isso, porque nem todas as mulheres gostam de compras da mesma forma. Mesmo assim, as mulheres geralmente são mais cuidadas e procuram colocar-se mais bonitas com coisas que muitas vezes o dinheiro tem de pagar.
  • “Não tenho nada para vestir, preciso de roupas novas” – É o eterno dilema das mulheres e um dos principais motivos que levam as mulheres às compras. A necessidade de ter roupa nova faz com que muitas mulheres gastem algum dinheiro (muitas vezes sem razão) com o objetivo de se sentirem bem, na moda e bonitas. O facto de não ter nada para vestir não passa de uma desculpa para que as mulheres possam adquirir peças novas. Afinal, quem não gosta de algo novo para estrear?

Muitas mulheres respondem à pergunta colocada neste artigo com “Pela mesma razão que os homens gostam de futebol”. Novamente surge a teoria de ser algo genético. Algo que não se explica por impulsos e que já nasce com as pessoas. Talvez esta seja uma forma de as mulheres se defenderem e de defenderem o seu gosto pelas compras. Devemos é salientar que estas poderão ser algumas razões que explicam porque razão uma mulher gosta de fazer compras, mas é também importante que se lembrem que nem todas as mulheres gostam de o fazer. Podemos ver esta atividade como o pecado capital das mulheres, e embora gastem muito dinheiro nisso, há sempre espaço para mais um item no armário. 

Deixa Um Comentário