Prendas de Natal que ajudam

Todos os anos, por esta altura, são muitos os artigos que sugerem às pessoas prendas e mais prendas para oferecer a toda a gente. Muitas delas, nem são acessíveis monetariamente à maioria de nós, tendo em conta esta terrível crise que nos afecta. Assim sendo, e como temos de poupar, resolvemos recomendar-lhe alguns produtos que pode adquirir por pouco dinheiro.

Mas o objectivo deste artigo não termina aqui. Por norma, na época natalícia as pessoas tendem a ser mais solidárias e a ajudar quem mais precisa, não é? E se juntássemos os dois factores? Ajudar e poupar num só gesto, parece-vos bem?

O que a Mulher Saudável pretende é dar-lhe a conhecer a iniciativa de algumas marcas conhecidas que lhe propõem a compra de um artigo por uma quantia simpática e cujo valor (ou parte dele) será entregue a instituições de solidariedade.

  • Modalfa – esta marca de roupa tem disponível nas suas lojas um cachecol solidário em várias cores e que custa apenas 5euros. Desse total, 2 euros são doados ao Projecto Portugal mais Feliz da Cruz Vermelha Portuguesa. Este projecto apoia pessoas desfavorecidas, vulneráveis à crise e combate a pobreza e a exclusão social e tem como parceiros Nelson Évora e as caras das Manhãs da rádio Comercial. Os cachecóis estão disponíveis em várias cores e desde 2007 já foram angariados 970 mil euros para esta causa.
  • IKEA – a conhecida cadeia de lojas, está mais uma vez a promover o acesso à educação de crianças desfavorecidas através da venda de peluches. Por cada peluche (sendo que o mais caro é 5.99€) ou livro infantil TORVA que comprar até dia 24 de Dezembro, o Ikea doa 1 euro à Unicef e à Save the children. A ideia é proporcionar a muitas crianças desfavorecidas pelo mundo fora a terem acesso a escolas, material escolar e professores com formação. Já foram ajudadas mais de 8 milhões de pessoas com os cerca de 35 milhões de euros angariados até agora. O objectivo deste ano é 12 milhões de euros.
  • Sephora – ainda na maré dos peluches a famosa loja de perfumes e cosméticos, tem à sua disposição um animal com um grande coração. Um urso polar branco de peluche é o que adquira nesta loja em qualquer centro comercial. O preço? 10 euros que revertem na totalidade para à associação “Toutes á l’École”. Todo o dinheiro angariado pela venda do Beauty Bear tem como missão fazer com que todas as crianças dos países sub-desenvolvidos consigam ter oportunidade de ir à escola.
  • Copitraje – esta loja muito popular no meio académico está a ajudar a Fundação do Gil através da venda do emblema oficial do Gil. Por 3,95€ pode oferecer ao universitário da família uma nova insígnia para a capa do traje e ao mesmo tempo ajudar crianças necessitadas.
  • Nam’it – no website www.younamit.com pode encontrar à venda as canecas Nam’it desenhadas por Mário Bessa (designer na Lego na Dinamarca). Custam 13 euros e ao comprar está a ajudar crianças dos 3 aos 18 anos a realizar os seus sonhos. A fundação que recebe estas verbas é a Fundação Make-A-Wish e as crianças cujos sonhos são realizados são portadoras de doenças graves.
  • Odisseias – se gosta de oferecer vales para gastar em viagens, faça a sua compra online no site desta marca. Por cada compra que fizer, 1 euro irá reverter para a Terra dos Sonhos que tem como missão ajudar crianças e jovens com doenças crónicas (ou em estado avançado), idosos e carenciados. Oferece um momento de lazer a alguém e uns sorrisos a quem mais precisa.
  • Continente – quando referimos este hipermercado, estamos a falar mais concretamente da conhecida ave Leopoldina. Pelo nono ano consecutivo, poderá adquirir um CD de músicas infantis interpretadas por artistas portuguesas pela simpática quantia de 3 euros. Por cada CD vendido, 1 euro é doado à Missão Sorriso que até ao corrente ano já foi ajudada com cerca de 5 milhões de euros para apoiar hospitais pediátricos com equipamentos hospitalares.
  • Swatch – se gosta de relógios, não se esqueça de aproveitar esta oportunidade de poder ajudar. Compre um relógio Chronoplastic de 89 euros (talvez a opção mais cara) e dessa quantia, 6 euros irão servir para ajudar na construção do 1º centro de acolhimento para crianças refugiadas no nosso país. O projecto desenvolvido pelo Conselho Português para os Refugiados irá ter lugar no parque da Bela Vista em Lisboa.

Para além das prendas que referimos, existem ainda imensas maneiras de ajudar. Não referimos nenhuma prenda que ajude instituições que apoiam animais abandonados mas basta procurar pela Internet (Facebook, por exemplo) para descobrirem imensos artigos simbólicos cujos valores revertem na íntegra para essas instituições.

Não deixe de procurar nem de ajudar. Nunca pense que a sua compra não faz diferença! Muitas crianças, idosos, pessoas necessitadas, deficientes e animais têm momentos felizes porque pessoas como nós ajudaram. Faça o Natal de alguém mais feliz!

Deixa Um Comentário