Tire proveito da hidroginástica

A hidroginástica é uma modalidade que cada vez ganha mais fãs em Portugal. Maioritariamente mulheres, este desporto consegue reunir desde pessoas idosas, a senhoras grávidas. A Mulher Saudável dá-lhe a conhecer mais um pouco como aumentar o seu bem-estar através da hidroginástica.

Começamos pelos benefícios da hidroginástica. Sabemos que a água é um meio de sobrecarga natural através da qual conseguimos melhorar a nossa condição física. As funções motoras de coordenação, flexibilidade e resistência da respiração são melhoradas com a prática desta actividade. A força também é treinada quando se pratica ginástica dentro de água e é importante referir que se promove o relaxamento. Como se está dentro de água, os movimentos que fazemos fazem com que a água provoque no nosso corpo sensações de relaxamento e deste modo, sentimos uma sensação de bem-estar. Há pessoas que não conseguem praticar exercício no exterior devido a um ou outro condicionamento físico mas dentro de água é bastante mais fácil de se exercitar.

Uma das grandes vantagens da hidroginástica é que diminui as dores lombares que possa ter. Dentro de água temos todas as articulações envoltas nela, certo? O corpo fica “mais leve” e por isso temos uma maior amplitude de movimentos. A nossa coluna fica mais “à vontade” e os músculos da zona lombar são usados de modo menos doloroso, aliviando as dores.

Para além das referidas, lembre-se que a sua circulação sanguínea também é melhorada. Quantas vezes já não ouviu dizer que andar dentro de água ajuda nesse aspecto? Pois claro! Faz mesmo muito bem ao seu corpo a pressão da água sobre ele. Para além disto, este desporto também é um óptimo tonificante corporal. Para já, consegue servir para controlar o seu peso. A hidroginástica estimula a tonificação muscular bem como a irrigação dos mesmos. Resumidamente: consegue perder calorias sem que o seu corpo fique “mole” porque está ao mesmo tempo a ser tonificado.

O funcionamento desta actividade depende do tipo de piscina onde está. Se está com ou sem pé, e se tem objectos adicionais ou não. É verdade que na água a nossa postura é mais instável e acabamos por não ter noção da força que temos de aplicar porque parece tudo “mais fácil”. Não se pode portanto, ter medo da água.

Para além de todos os benefícios a nível físico, devemos também referir que existem vantagens psicológicas também. Na maioria dos complexos onde se pratica esta actividade, as aulas têm muitas pessoas e são feitas ao som de música. Deste modo, a boa disposição está presente para além de que se pode ver na água uma fonte inesgotável de divertimento.

6 Comentários

  1. Maria Dos Anjos Oliveira pelo Facebook Fevereiro 27, 2012
  2. Otília Casal via Facebook Outubro 16, 2012

Deixa Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.