Transpirar é preciso!

Quando o calor é abrasador, por muito esforço que possamos fazer, às vezes é inevitável que a tal manchinha de suor apareça nas nossas blusas, certo? Se não for disso, e se até tivermos a sorte de trabalhar num local com ar-condicionado, podemos ter o azar de estarmos tão ansiosas e nervosas que o nosso corpo teima em transpirar. É incomodativo e provoca mau estar, pois é, mas contudo é uma tarefa que o nosso organismo tem como indispensável.

Transpirar é o mecanismo que o nosso corpo põe em acção quando a temperatura à nossa volta está muito elevada ou quando a nossa temperatura interior aumenta muito. É a única maneira que o nosso corpo tem de eliminar o calor em excesso que estamos a sentir. Temos a capacidade de transpirar em qualquer parte do nosso corpo, mas são as axilas, as palmas das mãos e a planta dos pés, os locais onde mais rapidamente o corpo reage.

O uso de desodorizantes é algo que todas consideramos indispensável, no entanto, nem todos eles nos impedem de transpirar. Há muitos desodorizantes que conseguem impelir no organismo um mecanismo que impede que os poros se abram demasiado e portanto, retraem a acção da transpiração. Contudo, a maioria dos desodorizantes é apenas um disfarce para o cheiro que se pode sentir. O que esses desodorizantes fazem é evitar que as bactérias do mau cheiro se espalhem.

Aplicar um desodorizante é sempre preferível que seja na forma de creme pois é o modo que mais controla o suor e é obrigatório que seja aplicado sobre uma pele limpa, sem feridas e que não tenha sido depilada há pouco tempo.

Outra coisa que muito pouca gente sabe é que o suor não tem cheiro. O odor incomodativo que por vezes se pode sentir é apenas fruto das bactérias que temos sobre a nossa pele e que fabricam produtos voláteis e degradam o suor. Pode ser a pessoa mais limpinha do mundo, e ter algum cheiro desagradável. Não desanime porque para além de poder usar desodorizantes com cheirinhos agradáveis, vamos dar-lhe algumas dicas de como controlar a sua transpiração.

  • Beba muita água. Se beber os tais 2 litros recomendados, o organismo mantém uma actividade renal bastante regular e o suor torna-se menor em quantidade.
  • Evite refeições com muitos alimentos picantes. Quanto mais naturais e nutritivos forem os alimentos que ingerir, melhor.
  • Use roupa arejada, de algodão e que não seja colada ao corpo. Há determinados tecidos que impedem o seu corpo de respirar.

Se possível, ande tranquila e sem momentos de stress. A ansiedade, tal como já foi referido, estimula a transpiração.

Deixa Um Comentário