As vantagens de comer ananás

Pode demorar tempo a descascar, pode até não ter o sabor mais doce que conhecemos, mas a realidade é que o ananás é um fruto cheio de benefícios.

Está a chegar o Verão e o tempo do ananás estar nas bancas de fruta dos mercados e supermercados e o que a Mulher Saudável recomenda é que compre sempre que possa. Se não gostar, lembre-se sempre que existem outras formas de saborear um belo ananás. Pode ser através de sumo, de chá, de gelatina ou pode até comprar em calda.

O valor nutricional do ananás é muito baixo. Fixe isto: por cada 100 gramas de ananás que comer, só está a ingerir 44kcal. Este baixo valor energético faz desta fruta uma grande aliada a nível das dietas alimentares. Para além disto, o ananás é uma fonte de fibras diuréticas e solúveis logo, uma boa opção é comer uma rodela dele logo de manhã em jejum para a ajudar a regular o seu apetite. Finalmente, a acção anti-oxidante é resultado da presença da vitamina C, muito importante numa dieta alimentar e que protege as suas células das agressões externas.

O ananás é também muito importante no processo digestivo. Possui uma enzima fundamental neste processo, a bromelaína que tem como função “desdobrar” as proteínas. Além disto, actua como um óptimo agente anti-inflamatório. As vitaminas A, B e C que também estão presentes actuam a nível da protecção e regulação do organismo.

É importante dizer que o ananás é um fruto com a vantagem de promover uma óptima hidratação do organismo. Tem um grande conteúdo em água e sendo muito sumarento, é muito bom para ajudar nas células que evitam os coágulos sanguíneos. No ananás é aconselhável que esteja o mais maduro possível porque é nas últimas fases de maturação que o complexo vitamínico está mais presente.

Se não consegue ingerir assim o ananás na sua forma mais natural, tente como fruta em calda, contudo, nunca esquecendo que nessa forma o ananás contem um valor energético muito maior.

Tente incluir o ananás nas refeições do seu dia-a-dia. É um bom complemento para uma salada, um bom sumo natural para o pequeno-almoço ou se o cortar em pedacinhos pequenos pode ser um lanche muito apetitoso!

16 Comentários

  1. Ana Lima pelo Facebook Maio 21, 2011
    • Guida Maio 27, 2011
  2. Dulcina Duarte pelo Facebook Novembro 28, 2011
  3. Fernanda Machado pelo Facebook Fevereiro 27, 2012
  4. Julia Correia Monteiro Agosto 24, 2012
  5. Maria Isabel Rafael Agosto 24, 2012

Deixa Um Comentário