Veja-se livre dos maus cheiros

Por vezes, por muito que andemos sempre de pano e detergente na mão, parecem existir alguns cheiros que teimam em aparecer sem sabermos de onde. Bactérias, pequenos fungos e contaminantes, tabaco e animais domésticos são algumas das causas deste problema.

A Mulher Saudável perguntou a mulheres muito experientes quais os seus truques para acabar com maus odores e quer assim, com este artigo, dar-lhe algumas dicas úteis para poder eliminar estes cheiros do seu dia-a-dia e vamos, por exemplo, começar pelo congelador.

O congelador é um local muito propício a ganhar cheiros desagradáveis porque depositamos nele imensos alimentos que podem facilmente contaminar toda a superfície. Existem vários truques, várias “mezinhas” para se ver livre de cheiros neste local. Um deles é: bicarbonato de cálcio num recipiente dentro do congelador durante 2 dias. O bicarbonato de cálcio absorve os odores e voilá. Se preferir, ainda lhe damos outra hipótese. Molhe um paninho e depois “adicione-lhe” baunilha e passe por toda a superfície. Sem nunca se esquecer se esvaziar completamente o congelador antes de começar a sua limpeza.

Outro sitio que por muito que tentemos, é quase sempre dos primeiros a atrair maus odores é o tapete lá de casa ou a carpete linda que temos na sala, certo? Aspiramos todas as semanas, fica limpa mas o cheiro não desaparece. E é uma carpete tão grande que é impensável por na máquina de lavar lá de casa. Pois bem, há quem diga que se a lavar muito bem com uma escova, água abundante, um bom detergente e um óptimo amaciador é tiro e queda. No entanto, se não tem tempo para a lavar ou para a transportar para a lavandaria, sugerimos-lhe o já falado, bicarbonato de cálcio. É espalhar o pó pela superfície toda, deixar actuar durante umas horas e depois basta passar com o aspirador. Há ainda quem prefira juntar o bicarbonato a um pouco de vinagre. A escolha é sua!

Se voltarmos para a cozinha, verificamos que o lavatório é outro local que às vezes não cheira assim tão bem. Ou porque arranjámos algum alimento menos cheiroso lá dentro ou porque os canos estão cheios de resíduos, não é? Temos a solução. Primeiro, deixe correr água o mais quente possível abundantemente no lavatório. Depois, tape o ralo e encha o lavatório com água bem quente. De seguida basta colocar dentro dessa água umas raspas de casca de limão ou laranja ou algum citrino que goste especialmente (é fazer um chá gigante) e umas horas depois verá que para além do lavatório, deixou um óptimo cheirinho pela cozinha toda.

Por último, tirar algum cheiro menos agradável da roupa. O ideal é ter sempre umas bolsinhas de alfazema ou com odores frutados ou florais dentro do roupeiro e dos armários para manter a sua roupa muito bem cheirosa. No entanto, se foi a um jantar e a sua roupa cheira imenso a tabaco, ou se andou imenso tempo a brincar com o cão do seu namorado, experimente juntar um pouco de vinagre durante a lavagem da sua roupa. Se é mais ousada e não tem medo de experimentar coisas novas, há quem assegure que borrifar a roupa com vodka pura (porque apenas a vodka pura não deita cheiro) e de seguida estender a sua roupa normalmente, é uma táctica mortífera para o mau odor. Nada como experimentar!

Deixa Um Comentário